quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Hoje tem debate na RBS TV

Hoje, a partir das 23h, acontece o debate da RBS entre os candidatos à prefeitura de Florianópolis. Mais uma vez o nosso candidato Elson 50 vai mostrar que é o mais preparado. Não perca! 

Leia o comentário do colunista Paulo Aulceu, do jornal Notícias do Dia, sobre o último debate"Era muito comum, depois do debate com os candidatos à prefeitura de Florianópolis, ouvir comentários positivos em relação ao desempenho e desenvoltura do candidato do PSOL, Elson Pereira. A pergunta comum, nessas ocasiões, era sobre quem se saiu melhor, e sempre surgia o nome do professor Elson. Conhecedor e especialista em mobilidade urbana, com voz cadenciada e suave, numa postura didática e firme, o candidato do PSOL revelou qualidade e competência. Contestar um adversário não significa, para ele, embate ou conflito, mas argumentos e explicações convincentes e por vezes irrebatíveis. Ganhou voto."



terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Clarissa Medeiros Cardoso


Eu vou na Léa por inúmeros motivos! Antes de votar nela porque sou sua filha, voto nela porque a vi durante toda a vida lutar por aquilo que ela acha justo e considera correto. Desde sempre questionou a ordem imposta e sempre me ensinou a não se conformar com as coisas do jeito que elas estão. Luta pela educação pública de qualidade há anos e junto com o pessoal da Escola Básica Beatriz de Souza Brito provou que a escola pública pode ser de excelência. A prova de que esta luta é verdadeira é o fato de ela ter feito eu e minha irmã estudarmos no Beatriz. Não era aquela luta que  para os outros está bom, mas quero o melhor pras minhas filhas. Era uma luta mesmo pelo melhor! Para ela e para os outros! Em casa sempre foi firme. Me ensinou a dialogar e sempre me disse que não concordava com a máxima de que "os fins justificam os meios". De tudo o que me ensinou, a coisa mais importante, acredito eu, foi a não ser uma pessoa conformista. Sério, isso foi muito importante nos últimos anos, especialmente na faculdade! Sempre se movimentou na política de Florianópolis, muito mais nos bastidores, mas sempre de alguma forma para ver as coisas melhorarem. Foi presidente do SINTRASEM e durante dois anos vi minha mãe mover mundos e fundos pelos servidores do Município de Florianópolis. Eu a vi brigar muito com a bancada do Sr. Dário Berger pra melhoria de condições salariais e plano de carreira dos servidores municipais! Acredito ser uma excelente opção ao legislativo de Floripa. Um diferencial não conformado com as coisas do jeito que estão. Uma representante do PSOL para mostrar que as coisas podem ser diferentes. Minha mãe e o PSOL tem muito a acrescentar nesta cidade que precisa de renovação URGENTE! Conte com meu apoio sempre! Te amo!

Clarissa Medeiros Cardoso - Advogada

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Janete Goulart


Meu nome é Janete, sou professora de História, 25 anos de Prefeitura, ex-diretora da E.B.M. Beatriz de Souza Brito – Pantanal. Neste processo eleitoral, encontro-me muito satisfeita por saber que tenho uma candidata capaz de entender as necessidades da população em relação ao Município e quais os deveres da Câmara de Vereadores em relação aos habitantes. Esta confiança é respaldada pelos mais de 15 anos que trabalhamos na mesma Unidade Escolar, e ter sido professora das suas duas filhas, na Escola Beatriz. É no município que as coisas que permeiam nosso cotidiano acontecem! Onde educamos nossos filhos!  Aqui recorremos ao atendimento médico! Utilizamos os bens públicos comuns (transporte, saneamento, iluminação etc). Para juntos construirmos um Município capaz de abrigar nossos anseios, nossas necessidades... EU VOTO LÉA 50123.

Janete Jane Goulart - Professora aposentada da Rede Municipal de Florianópolis

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nota de apoio à candidatura Léa


Nestas eleições  municipais  de 2012, estamos desafiados, uma vez mais, a fazer clara oposição às candidaturas  que defendem o quadro dominante. Trata-se,  então, de fazer clara oposição aos candidatos e partidos no poder, com suas políticas eleitoralistas e tradicionais, que privilegiam a  ação parlamentar em detrimento das lutas sociais e sindicais. O apoio à Léa, pelo PSOL, deve-se à sua militância sindical combativa junto ao SINTRASEM em Florianópolis, e significará um reforço junto ao campo dos parlamentares de esquerda.


Ricardo Antunes - Professor da Universidade Estadual de Campinas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Antonio Chedid Neto


Voto em LÉA MEDEIROS CARDOSO porque conheço sua trajetória há mais de 20 anos. Neste longo período a vi enfrentar várias lutas, quer como administradora, quer como gestora, quer como sindicalista ou como mulher. LÉA sempre demonstrou coerência, compromisso e convicção sem jamais perder o carinho e a sensibilidade. Por acreditar que a política possa ser exercida de forma séria e honesta meu voto é LÉA50123. 

Antonio Chedid Neto - Professor da Rede Municipal de Florianópolis

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Valci Zuculoto

Para transformar Florianópolis na cidade que queremos sempre melhor, eu apoio Léa para vereadora. Tenho a certeza que, na Câmara Municipal, Léa vai lutar e ajudar a conquistar, para e com todos nós, uma cidade realmente boa para viver, trabalhar, passear, sorrir, amar... Enfim, uma Florianópolis como a gente sonha, quer e precisa para ser feliz e viver bem. E tenho esta certeza porque a Léa é uma mulher guerreira, na sua vida coletiva e pessoal. Professora, sindicalista, militante política e de movimentos sociais, amiga, mãe, colega... Em todos seus papéis e funções cotidianas na vida, enfrenta as batalhas com coragem e garra, sem perder a ternura, o sorriso acolhedor e a vontade de avançar. Léa sabe e demonstra, com ações e práticas, que a luta por um mundo com justiça, igualdade, dignidade e cidadania para todos, respeitador da diversidade, começa na nossa cidade. Precisamos transformar Florianópolis efetivamente na cidade que queremos. E para dar conta desta batalha, vamos eleger Léa vereadora!

Valci Regina Mousquer Zuculoto - Professora do Departamento de Jornalismo da UFSC e Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas de SC

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Dóris Maes

Sou do tipo de pessoa que não gosta muito de se expor, seja sobre futebol, religião, política etc. As pessoas que me conhecem bem sabem sobre minhas convicções, mas as que não são tão próximas muitas vezes não sabem o que penso. Pela primeira vez, faço questão de expor minha opinião sobre a candidatura política de alguém, não por ser ligada a partido político nem nada disso, mas por conhecer muito bem (pela primeira vez) e realmente admirar a Léa. Trabalhamos há pelo menos uns 12 anos juntas e tenho sobre ela apenas boas opiniões: enorme senso de justiça, super eficiente e competente profissionalmente, honesta, batalhadora, sempre de bom humor, com ela não tem tempo ruim, paciente, respeito por todos, super mãe e esposa, não sei onde ela arranja tempo para tudo isso!!! Bem Léa, acredito muito em ti, nas tuas intenções, no teu comprometimento com as pessoas , com o bem estar de todos. Bem, que bom que pela primeira vez eu realmente posso dar o meu voto para quem eu acredito e confio. A sua sorte certamente será nossa sorte - a de quem acorda todos os dias cedo para fazer o seu trabalho de maneira honesta e dedicada. Sorte amiga!!!!

Dóris Maes - Professora da Rede Municipal de Florianópolis

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Amar é um direito de todos

Reafirmando, na 7ª Parada da Diversidade, que nós do PSOL não aceitamos o preconceito e respeitamos toda forma de amor.

E como disse a cantora Zélia Duncan, em depoimento para a campanha pelo casamento civil igualitário no Brasil: "Qualquer argumento contra o amor é um argumento vazio. É preconceito. E o preconceito é filho da ignorância e irmão da violência".






Léa no Campeche

Atividade da campanha Elson 50, no Campeche 





sábado, 8 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Waldir Rampinelli


Voto em Léa pelo seu passado e pelo seu presente e olhando para o futuro. Uma mulher socialista que luta por um mundo justo, igualitário e no qual haja lugar para todos. Léa mostrou esta visão teórica, associada à práxis, no seu trabalho diário na escola, na sua dissertação de mestrado, na sua atuação no partido político e na sua direção no sindicato. Léa, como vereadora, ajudará não só a melhorar a cidade de Florianópolis por meio de leis justas, como também questionará a democracia representativa que temos, lutando por uma democracia participativa que queremos. A cidade é um espaço público que deve ser de todos e não do grande capital, que a destrói cotidianamente, em uma busca incessante pelo lucro. Com Léa na Câmara de Vereadores teremos uma voz atuante e uma atuação constante em favor do povo, o verdadeiro sujeito histórico da cidade. Espero que com Léa na Câmara, a própria história da cidade e do município seja revista e recontada nas escolas, mostrando a atuação dos de baixo que sempre foi ocultada pelos de cima. No dizer de Walter Benjamim, Lea ajudará a fazer e a contar a história no contrasentido.

Waldir Rampinelli - Professor no Departamento de História do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Eu voto Léa - por Ana Destri


Eu apoio a candidata Léa pela pessoa honesta que é e pelo seu comprometimento com a educação. Conte sempre comigo, Léa!

Ana Destri - Professora da Rede Municipal de Florianópolis

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

domingo, 26 de agosto de 2012

Eu voto Léa - por Jackson Cardoso


Depoimento do compositor e marido sobre a candidatura Léa 50123 - apoiado na letra de sua canção LÉA 50123Começo a canção com sonoplastia que remete a um pátio de escola, ambiente onde nossa candidata criou raízes e valores que a acompanham pela vida afora e que são os alicerces de sua postura e de sua história de vida. Logo em seguida a letra anuncia que vem ela, a Léa. Eu tenho orgulho desta mulher, estou ao seu lado há mais de 30 anos. Léa é coerente, ética, sempre posiciona-se claramente com argumentos, fundamentação e conhecimento político. Sempre a favor da educação pública e gratuita, das questões que dizem respeito aos movimentos populares e da sociedade civil organizada. Conhece muito bem Florianópolis. A parte final da canção, coragem, determinação é ela, está baseada na sua firmeza de propósitos, suas ponderações conscientes e de bom senso, sempre se colocando de forma original e contundente. Sua visão de mundo, sua liderança, sua vontade de melhorar a vida das pessoas, com justiça para todos. Na minha suspeita, mas verdadeira e de coração, opinião de marido, posso dizer que sua história de vida a credencia para representar os servidores municipais e a população de Florianópolis como vereadora. Por isso tudo, voto LÉA 50123. Se você me conhece, conhece minha família, minha vida, meu trabalho, se você é uma das muitas pessoas que tem contato pessoal ou profissional comigo  e não tem candidato, vote Léa 50123.

domingo, 19 de agosto de 2012

Eu voto Léa - por Pedro Cabral

Eu voto na Léa, não porque é minha amiga, ou a conheço. Conhecidos nesta eleição são vários. Voto na Léa pelo seu conhecimento e responsabilidade com a rés-pública. Conhecedora da cidade e de suas dificuldades, amplia o pensamento raso do vereador do seu bairro ou de sua categoria funcional. A cidade é para todos. Assim, voto em Léa porque ela sabe que uma cidade com sol somente é importante se o mesmo brilhar para todos. Piegas? Não. Piegas é não ter sol e um mar cada vez mais poluído por um espaço público cada vez mais privado. Voto Léa, porque assim como eu, é de esquerda, não capitulou ao canto da sereia, e assim como Ulisses sabe muito bem onde fica Ítaca.

Pedro Cabral - Professor da Rede Municipal de Florianópolis

sábado, 18 de agosto de 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Eu voto Léa - por Olinda Evangelista

Como não apoiar Léa? Não sei, pois tenho excelentes razões para apoiá-la. Vamos ver se consigo listar todas. Conheci Léa quando trabalhava na Escola Municipal Beatriz. Seu compromisso com a escola pública fez com que se envolvesse em trabalhos de várias naturezas com grande seriedade o que a conduziu à direção da escola. Depois, como Diretora, presenciei sua relação com alunos, pais e professores e seu investimento na Escola Pública, sua aposta de que a escola é necessária e pode ser de excelente qualidade. Como mestranda na pós-graduação em Educação da UFSC, foi minha aluna e sua presença em sala de aula fez sempre diferença pelas questões que colocava, no calor dos debates sobre a função da escola pública. Ao defender sua Dissertação, de novo emerge cristalinamente seu compromisso com a rede municipal já que seu trabalho tratou dos novos processos gestionários  implementados pelas administrações públicas na virada do século. Como membro do GEPETO, grupo de pesquisa sobre política educacional e trabalho, contribuiu com sua experiência em relação à escola e com reflexões críticas sobre a política educacional no Brasil. Como amiga, é capaz de uma lealdade e solidariedade invejáveis, especialmente porque pouco existentes nos dias que correm. Como festeira, é incansável... Bem, terei listado todas as suas qualidades? Acho que não, e seria mesmo impossível. Entretanto, há uma que não poderia faltar... e talvez a mais definidora do espírito de luta da Léa: seu compromisso inequívoco com o povo brasileiro, com os trabalhadores, com a construção de um projeto histórico socialista, com a articulação de uma visão de mundo não subordinada aos interesses imperialistas do capital. Léa, meu voto é seu!!!!

Olinda Evangelista - Professora no Departamento de Estudos Especializados em Educação e no Programa de Estudos Pós-graduados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

PSOL na Esquina Democrática

 Léa e os candidatos do PSOL têm estado regularmente em várias regiões da cidade. No final da semana foi a vez da Esquina Democrática, no Centro de Florianópolis. “Temos feito panfletagem, conversado com a população e tentado mostrar que é possível fazer política de forma diferente, com combatividade, com ética e defendendo os interesses da população”, afirma Léa.

Léa participa de ato dos servidores federais

Cerca de dois mil servidores em greve do Ministério da Saúde, Anvisa, Judiciário Eleitoral e Federal, servidores da UFSC, professores e estudantes das IFEs, Funai, IBGE, CSP Conlutas realizaram um Ato Unificado no dia 9 de agosto. O Ato teve apitaço, panelaço e distribuição de panfletos à população em frente ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Florianópolis. Depois os servidores saíram com faixas e bandeiras em passeata pelas ruas centrais da capital explicando para população os motivos das greves, suas reivindicações, a importância da valorização dos servidores e dos serviços públicos. Os trabalhadores também distribuíram panfletos do Fórum dos Servidores Públicos Federais em Santa Catarina e Comandos de Greve colocando os riscos da privatização dos serviços públicos. O Ato terminou em frente ao Terminal de Integração do Centro (TICEN).
Com informações do Sindprevs/SC

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Eu voto Léa - por Marcos Neves

Para mim é um orgulho poder apresentar para os meus amigos a Léa como minha candidata para a Câmara Municipal de Florianópolis. Acompanho seu compromisso militante desde a década de 90 e a cada dia me surpreendo com sua capacidade de agregar pessoas nas nossas lutas cotidianas, seja na condição de educadora, de diretora de escola, de líder sindical, de dirigente partidária e de amiga. Florianópolis vive momentos decisivos da luta entre aqueles que a querem como espaço de valorização do capital e aqueles que a querem como espaço para viver solidariamente e a Léa já definiu o seu lado - a favor da grande maioria,  daqueles que querem Florianópolis como espaço urbano que valoriza a Vida. Nossa Câmara Municipal merece ter esta lutadora entre seus parlamentares.

Marcos Neves
Professor do IFSC (Escola Técnica Federal) e Coordenador Geral do SINASEFE/SC

domingo, 5 de agosto de 2012

Sábado no Centro

Com Jackson Cardoso e Elvis Poletto
Depois de uma semana de muito trabalho, confecção de materiais, debate, reuniões e organização da campanha, nada melhor que um sábado para curtir o Centro de Florianópolis com amigos. O Mercado Público, a feirinha da Alfândega, a Catedral e tantos outros lugares que fazem as atividades no Centro serem sempre bacanas. Como não podia deixar de ser, terminamos nosso roteiro na Travessa Ratcliff com samba, caldinho de feijão e cerveja gelada.

O que queremos para o Centro:
-  valorização do seu potencial turístico e cultural 
-  transformação da Travessa Ratcliff em espaço cultural  
-  cuidado e respeito com o patrimônio histórico
-  políticas reais de atendimento para moradores de rua e usuários de drogas
-  segurança


quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Alguns compromissos da Léa vereadora


Educação
Defender a aplicação de no mínimo 30% do Orçamento Municipal na educação básica do município;
Lutar junto com os movimentos sociais na campanha pela aplicação de 10% do PIB na educação brasileira;
Exigir do Poder Executivo a redução imediata da lista de espera na educação Infantil;
Atuar em defesa do cumprimento da Lei do Piso Nacional da Educação.

Saúde
Universalização do SUS. Trabalhar pela ampliação do Programa de Saúde da Família (PSF) dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde,  que é de uma equipe para cada 3500 moradores.

Cultura
Defender a aplicação de 2% do Orçamento Municipal no resgate e ampliação da cultura na nossa  Ilha.

Plano Diretor
Exigir que o Poder Executivo apresente uma proposta verdadeiramente debatida e construída com a comunidade, como determina o Estatuto da Cidade.

Limpeza Pública
Defender a manutenção da COMCAP como empresa pública para atendimento da população de Florianópolis;
Exigir, através de Lei, que a COMCAP tenha uma política de renovação da frota de caminhões de coleta de lixo, bem como de ampliação dos serviços.

Serviço Público
Exigir melhores salários e condições de trabalho para os servidores municipais;
Manter luta permanente contra a privatização e terceirização do serviço público.

domingo, 8 de julho de 2012

Saiba um pouco mais sobre a Léa


Léa é administradora escolar da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis há 27 anos.  Foi diretora da Escola Básica Beatriz de Souza Brito, no Pantanal, de 2000 a 2004. Lutou pela manutenção da eleição direta para os diretores de escola. De 2009 a 2011 foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Florianópolis (SINTRASEM). Foi coordenadora do Orçamento Participativo nos anos de 1995 e 1996. Formada pela UFSC, Léa é mestre em educação e especialista em Políticas Publicas. Sempre defendeu e trabalhou efetivamente para a construção de uma educação pública de qualidade.
Seu compromisso maior é atuar como fiscalizadora das políticas públicas oferecidas à população, lutando para que o interesse coletivo prevaleça sobre os interesses pessoais, constituindo-se numa referência para os movimentos sociais da cidade. Caso eleita, pretende fazer de seu mandato um espaço de reflexão e construção de uma cidade mais justa e igualitária.